Torneio de Natação Artística | "Nem uma pandemia nos impede de trabalhar em equipa"

"Nem uma pandemia nos impede de trabalhar em equipa": é este o lema do inovador Torneio de Natação Artística organizado pela Filipa Abreu Pires e que conta com o apoio da Artistic Swimming Community.

Ao longo desta pandemia, foram inúmeros os clubes que se viram obrigados a suspender com a sua atividade bem como foram inúmeras as atletas que desistiram da modalidade e partiram rumo a outros projetos. A Natação Artística envolve trabalho em equipa, envolve água, envolve motivação e paixão. É uma verdadeira arte e é através dos movimentos, da expressão facial e corporal das atletas que se transmite uma mensagem, sentimentos e emoções. Com a pandemia que já nos afeta há mais de um ano, as piscinas viram-se obrigadas a fechar e foi necessário adaptar os treinos de uma atividade aquática para treinos à distância e em seco.

É neste contexto que surge este torneio: um torneio a pensar na motivação das atletas e nas saudades que elas têm de criar e trabalhar num projeto em conjunto. O torneio é constituído por 3 desafios, que deverão ser gravados em vídeo e o vídeo será publicado na rede social Instagram com a identificação @filipa_abreu_pires e @artisticswimmingcommunity.

Neste momento, já estão inscritas 17 equipas, representantes de 4 países. O Sporting Clube de Espinho irá estar presente com o nome de equipa "Onda Tigre" que contará com a participação de cinco atletas de natação artística do clube: Áurea Matos, Bárbara Mendonça, Carolina Fernandes, Carolina Marinho e Maria Miguel Castro. Procuramos como equipa representar a garra e espírito Tigre que cada atleta carrega consigo assim como o gosto pela modalidade do clube espinhense.

As atletas irão ser avaliadas por um conjunto de jurados com renome internacional, nomeadamente a Jacqueline Simoneau: uma atleta top mundial com experiência olímpica, tendo já participado nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e já está apurada para os Jogos Olímpicos a serem realizados este ano em Tóquio. Simoneau participou, este ano, num torneio virtual, o Artistic Swimming World Series, tendo ganho a medalha de ouro na categoria Solo.

Para além da pontuação dos jurados, que vale 75%, a votação do público também conta. Os vídeos das nossa equipa estarão para votação online no perfil do Instagram da Artistic Swimming Community (@artisticswimmingcommunity) nos dias 13 e 27 de Março e 10 de Abril. Portanto, contamos com o vosso apoio e acompanhem todo este projeto na rede social Instagram!