Campeonatos Nacionais Individuais de Natação de Inverno | 18 e 19 Fev 2012 Estarreja

A Natação Adaptada do Sporting Clube de Espinho/Câmara Municipal de Espinho esteve presente nos Campeonatos Nacionais Individuais de Natação de Inverno realizado nas Piscinas Municipais de Estarreja. Estes Campeonatos foram organizados pela ANDDI para classes S14 e S21 (atletas com Síndrome de Down). Estiverem presentes 20 clubes de todo o país, participando mais de 100 nadadores.

Os nadadores “tigres” foram Vera Cardoso, Jéssica Ferreira, João Amaral, João Rodrigues, António Rodrigues e José Pedro Costa (estes últimos participaram pela primeira vez numa competição). O nadador José Pedro Costa participou em extra-competição por não estar enquadrado na ANDDI, mas sim na PCAND – Associação Nacional de Desporto para atletas com Paralisia Cerebral).

Os treinadores que acompanharam estes nadadores foram André Tavares, Cláudia Coimbra e Wilmer Freitas, todos professores de Natação da Câmara Municipal de Espinho. Maria João Gonçalo, fisioterapeuta que colabora em projectos para populações especiais na Piscina Municipal de Espinho, também esteve presente nestes Campeonatos, acompanhando a equipa tigre.

Nos femininos, Vera Cardoso sagrou-se por três vezes Campeã Nacional na categoria de Benjamins nas provas de 25m Livres, 50m Livres e 50m Costas. Nos 50m Costas, a Vera bateu o recorde nacional de Benjamins para esta distância, ainda não homologado. Jéssica Ferreira conquistou a medalha de bronze na prova dos 50m Costas e obteve o 5º lugar nos 50m Livres, na categoria de Seniores.

Nos masculinos, João Amaral subiu três vezes ao 1º lugar do pódio, sagrando-se Campeão Nacional nos 50m Bruços, 50m Costas e 50m Livres, na categoria de Juniores. António Rodrigues ficou em 5º lugar nos 25m Costas e em 6º lugar nos 25m Livres, na categoria adaptada. João Rodrigues classificou-se em 6º lugar nos 50m Costas e em 8º lugar nas provas de 50m e 100m Livres, na categoria de Seniores. Em extra-competição, José Pedro Costa alcançou o 1º lugar nos 25m Costas e nos 25m Livres, na categoria de Paralisia Cerebral (PCAND) entre os atletas que competiram em modo extra-competição.