Federação Portuguesa de Natação - Comunicado 13/20 [COVID-19 - Medidas Desportivas]

"A FPN, com os contributos das associações territoriais e conforto da Assembleia geral da FPN, decidiu em  reunião  a  6  abril  de  2020,  e  como  garante  das  condições  de  verdade  desportiva  e  equidade  à preparação  sistemática  para  cada  disciplina  desportiva,  suspender  a  organização  de  todas  as competições da época ate 31 julho de 2020, com reavaliação no início de maio de 2020.

As ações previstas no Plano de Alto Rendimento e mediante as autorizações das autoridades sanitárias, poderão existir na exata medida da sua necessidade. Não obstante só serão consideradas participações competitivas em eventos  internacionais  (europeus  e/ou  mundiais)  desde  que  se  cumpram  pelo  menos  períodos  de preparação  sistemática  de  16  semanas  na  Natação  Pura/adaptada/Águas  Abertas;  12  semanas  na natação artística e 8 semanas no polo aquático.

Decidiu-se, ainda, e no que se refere às competições regionais:

1. Suspender todos os regulamentos regionais das diferentes disciplinas, a partir da data da declaração do estado de emergência por via da COVID, 18 março de março de 2020;
  2. Estimular, em coordenação com cada associação territorial, a existência de ações regionais, na exata medida  das condições  sanitárias  e  de  segurança,  considerando  que  nenhum  resultado obtido  constitua  marca  de  participação  em  campeonatos  nacionais  devido  ao  pressuposto  da equidade desportiva.
  3. Criar um grupo de trabalho entre a FPN e as associações territoriais para antecipar eventuais alterações aos regulamentos desportivos das diferentes disciplinas na próxima época (2020/2021)."

O Comunicado 13/20 completo poderá ser consultado aqui.